Youkoso Jitsuryoku Shijou Shugi no Kyoushitsu e Volume 1 Capítulo 6 Introdução

Traduzido por Kote. [PDF]


Capítulo 6: Bem-vindo a um mundo baseado nos méritos

Introdução

A campainha da manhã do primeiro dia de aulas de Maio tocou. Logo, Chiyabashira-sensei entrou, segurando um cartaz enrolada em um tubo. Seu rosto é sempre sombrio e sério. Será que é a menopausa? Se eu fizesse esse tipo de brincadeira, acho que um bastão de ferro viria voando em direção a minha cabeça.

“Sensei~, está na menopausa?”

Ike realmente se perguntou em voz alta. No entanto, ocorreu-me que estávamos pensando a mesma coisa.

“Certo, vamos começar com a aula de hoje. Há alguma pergunta antes de começarmos? Se vocês tiverem algo em mente, fiquem à vontade para falar.”

Chiyabashira-sensei ignorou Ike completamente e continuou falando. Falava como se estivesse plenamente convencida de que os alunos tinham algo a perguntar. Imediatamente, várias pessoas levantaram as mãos.

“Um, eu verifiquei meus pontos deste mês, e não me depositaram qualquer coisa. Não era suposto que forneceriam os pontos no primeiro dia do mês, a cada mês? Fiquei impaciente porque eu não pude comprar o suco que queria.”

“Hondou, já expliquei, certo? Os pontos são transferidos para suas contas no primeiro dia do mês, a cada mês. E eles foram transferidos sem problemas este mês também.”

“Uh, mas… eu não conseguir pontos.”

Hondou e Yamauchi trocaram olhares. Ike se surpreendeu ao notar seus próprios olhares. Certamente, eu verifiquei meus pontos esta manhã, mas meu saldo não mudou do de ontem.

Então eu pensei que eles estavam indo depositar mais tarde.

“… garotos, realmente são tão estúpidos?”

Está com raiva? Encantada? Chiyabashira-sensei exalava um sentimento de mau agouro.

“Estúpidos? O quê?”

Chiyabashira-sensei tinha um brilho acentuado em seus olhos quando Hondou repetiu as palavras como um idiota.

“Sente-se, Hondou. Vou explicar novamente.”

“S-Sae-chan-sensei?”

Surpreso com esse tom rigoroso, Hondou caiu em seu assento.

“Os pontos foram depositados. Sem falhas. A probabilidade de que esta turma não tenha sido incluída é muito baixa. Vocês entenderam?”

“Não, embora eu diga que entendo, não recebemos os nossos pontos…”

Hondou tinha uma expressão insatisfeita em seu rosto.

No entanto, se pensarmos que o que Chiyabashira-sensei está dizendo é verdade…

Existe algum tipo de contradição? Isso quer dizer que zero pontos foram depositados?

Tinha uma leve dúvida, mas minhas suspeitas se elevaram.

“Hahaha, entendo, então foi assim, professora. Já compreendi este enigma.”

Koenji disse em voz alta enquanto ria. Colocando os pés sobre a mesa, ele assinalou para Hondou com a sua atitude presunçosa.

“Nós não ganhamos pontos porque estamos na classe D.”

“Hah? O que é que isso quer dizer. Eles disseram que iríamos receber 100.000 pontos cada mês…”

“Eu não me lembro de ouvir isso. Certo?”

Sorrindo, Koenji virou-se e apontou para Chiyabashira-sensei.

“Sua atitude tem alguns problemas, mas o que Koenji disse foi na direção certa. Parece que muitas pessoas não notaram minha pista. Que triste.”

A classe explodiu em escândalo e confusão.

“… sensei, posso fazer uma pergunta? Eu ainda não entendo.”

Hirata levantou a mão. Mais do que estar preocupado com seus próprios pontos, parece como se estivesse pedindo ajuda para os alunos mais preocupados na sala. Como esperado do líder da classe.

“Por favor, nos diga por que não recebemos pontos. Se isso não for possível, nunca poderemos entender.”

Afinal, nunca nos explicaram a razão pela qual nunca tivemos pontos.

“98 ausências e atrasos no total. 391 incidentes de falar ou usar seus celulares em sala de aula. Contei cada uma de suas infrações. Nesta escola, o desempenho de classe é refletido no número de pontos recebidos. Como resultado de seu comportamento, 100.000 pontos que poderiam ter sido recebidos foram consumidos. Isso é tudo o que aconteceu.”

10

“Expliquei tudo isso no dia da cerimônia de abertura. Esta escola mede as habilidades de seus alunos. Desta vez, você foram avaliados com um 0. Nada mais do que isso.”

Chiyabashira-sensei falou mecanicamente, sem expressão. Minhas dúvidas iniciais depois de vir a esta escola foram finalmente respondidas. Da pior maneira possível, mas mesmo assim respondidas.

Em outras palavras, embora tenham nos dado uma grande vantagem de 100.000 pontos no início, nossa classe D perdeu tudo em um único mês.

Escutava o som de um lápis no papel. Horikita estava tentando entender a situação com calma enquanto anotava o número de faltas, atrasos, e infrações ao falar durante a aula.

“Chiyabashira-sensei, não me lembro de ouvir essas explicações antes…”

“O quê? Por acaso são pessoas incapazes de compreender sem uma explicação?”

“Naturalmente. Não houve menção de qualquer redução de pontos transferidos para nós no início de cada mês. Se tivesse sido explicado antes, tenho certeza de que teríamos tentado não chegar atrasados ou falar em sala de aula.”

“Um argumento interessante, Hirata. Não me lembro de explicar as regras sobre os pontos recebidos no início de cada mês. No entanto, não é suposto que vocês aprenderam a não falar em sala de aula e chegar a tempo desde o fundamental?”

“Isso é…”

“Eu tenho certeza que aprenderam. Nestes 9 anos de escolaridade obrigatória, sempre lhes disseram que tal comportamento é desaprovado. Falar em sala de aula e chegar atrasado é errado. Além disso, você disse que não conseguiu entender porque eu não expliquei? Isso não é desculpa. Se você se comportassem como devem, seus pontos não teriam caído a 0. É sua responsabilidade pessoal.”

Não há lugar para uma resposta, seu argumento tinha completo sentido. Afinal, todo mundo sabe o qual comportamento é bom e o qual é ruim.

“Depois de chegarem a ser estudantes do primeiro ano, realmente pensaram que iriam receber 100.000 pontos cada vez, sem restrições? Nesta escola criada pelo governo japonês para treinar as pessoas excelentes? Isso é impossível, usem o bom senso. Por que deixar as dúvidas como dúvidas?”

Embora Hirata parecesse frustrado por seu argumento sólido, se recuperou e imediatamente olhou em seus olhos.

“Bem, pelo menos você poderia nos dizer os detalhes sobre como aumentar ou reduzir os pontos? Vamos tentar fazer o nosso melhor a partir de agora.”

“Isso não é possível. Nós não somos autorizados a divulgar os detalhes de como podemos avaliar o mérito dos estudantes. É como no mundo real. Quando todos você entram na sociedade e encontram um emprego em algum tipo de negócio, eles provavelmente não vão dizer-lhes como avaliam—isso fica reservado a própria empresa. No entanto… não estou tentando ser fria, tampouco odeio vocês. Esta é uma situação tão patética que acabarei por dizer uma coisa a todos.”

Pela primeira vez hoje, eu vi um sorriso gentil no rosto de Chiyabashira-sensei.

“Hipoteticamente, digamos que todos deixem de chegar tarde e que já não falem mais em sala de aula… a redução será de zero ponto, mas isso não significa que vão conseguir mais pontos.”

Em outras palavras, o contador do próximo mês é de 0 ponto.

“Não se atrasar e não falar em sala de aula não vai ajuda-los a sair do fundo. Tenham isso em mente—será útil.”

“Tsu…”

O rosto de Hirata escureceu ainda mais. Uma parte da classe não conseguia entender, a explicação teve o efeito oposto. Os estudantes que queriam mudar o seu mau comportamento, tiveram seus ânimos frustrados. Esse é o objetivo de Chiyabashira-sensei, não, da escola.

O sinal tocou, sinalizando o fim da introdução do dia.

“Parece que falamos demais. Com sorte vocês tenham entendido. De qualquer forma, vamos seguir com o tema principal.”

Desenrolou um cartaz branco que estava em um tubo. Usando um ímã, ele se aderiu ao quadro. Os alunos olharam para o papel, ainda confusos.

“Esses são… os resultados de cada classe?”

Horikita tentou explicar o papel, embora não tivesse certeza. Talvez seja verdade.

No papel estavam listados as classes de A a D, com números ao lado delas.

Nossa classe D com 0. Classe C com 490. Classe B com 650. E a classe A tinha o maior número, com 940. Suponho que 1.000 pontos significam 100,000 ienes? Todas as classes perderam pontos em certa medida.

“Ei, você não acha que é estranho?”

“Sim… os números são muito precisos.”

Horikita e eu notamos que havia algo estranho sobre as pontuações.

“Durante o primeiro mês, todos vocês fizeram o que queriam. Bem, a escola não diz que isso é proibido. Suas ações, como falar durante a aula final, afetam o número de pontos que recebem. Como o uso de seus pontos. Vocês são livres para usar como quiserem. Nós não temos restrições para as maneiras como usam seus pontos.”

“Isto não é justo! Não podemos ter uma vida escolar normal assim!”

Ike, que tinha permanecido em silêncio até agora, exclamou.

Yamauchi estava chorando em agonia. Esse cara já gastou todos os seus pontos…

“Prestem atenção, crianças estúpidas. Cada uma das classes, exceto a D, receberam alguns pontos. A quantidade de pontos dada a vocês no início deve ser mais do que suficiente para durar mais um mês.”

“C-como é que restaram pontos para as outras classes? Isso é estranho…”

“Eu estou dizendo a você, não é nenhum tipo de fraude. No último mês, todas as classes foram julgadas pelas mesmas regras. No entanto, eles não perderam tantos pontos como vocês. Isso é um fato.”

“Como… como pode ter tanta diferença de pontos entre as classes?”

Hirata também notou algo estranho sobre os números. As diferenças em pontos eram rotundas.

“Finalmente entenderam? A razão pela qual foram colocados na classe D.”

“A razão pela qual fomos colocados na classe D? Não foi porque somos apropriados para esta escola?”

“Eh? Esta é a forma como as classes comuns funcionam, sabe?”

Todos trocaram olhares.

“Nesta escola, todos os alunos são divididos em classes de acordo com o mérito. Os melhores alunos são incluídos na classe A. Os piores para a classe D. Bem, é um sistema que é usado na maioria das escolas. Em outras palavras, a classe D é o ensopado de sobras. Isso também significa que vocês são os piores alunos, os produtos defeituosos desta escola. Este é um resultado típico de alunos defeituosos.”

O rosto de Horikita ficou tenso. Parece que a razão por trás da divisão de classes realmente a impactou.

Certamente, é melhor reunir os inteligentes com outros inteligentes, e os incapazes com outros incapazes. Se você misturar tangerinas boas com tangerinas podres, as tangerinas boas apodrecerão mais rápido. É inevitável que Horikita permanecesse em estado de choque diante deste tipo de divisão.

No entanto, pode ser que tenha sido bom o fato de terem me colocado aqui. Há apenas uma direção na qual a percorrer, e é para cima.

Os aplausos não naturais de Chiyabashira-sensei ecoaram pela sala.

“Ao alcançar zero ponto, isso significa que sempre estaremos em zero ponto para sempre?”

“Sim. Seus pontos permanecerão em 0 até a formatura. No entanto, não se preocupem, porque vocês ainda podem usar os dormitórios, e também têm refeições gratuitas na cafeteria. Vocês não vão morrer.”

Embora seja possível levar uma vida de estudante com suprimentos mínimos, muitos estudantes podem não gostar. Afinal, os alunos viveram suas vidas no mês passado desfrutando de todos os tipos de luxos. De repente, ter uma vida de autocontrole parece realmente difícil para muitos estudantes.

“… então, agora as outras classes vão zombar da gente?”

Sudou chutou sua mesa. Depois de saber que as turmas foram divididas por mérito, todos provavelmente irão zombar da classe D como o grupo de idiotas. Não é nada anormal que se sintam desencorajados.

“O que, você ainda conserva seu orgulho, Sudou? Então faça o seu melhor para tentar fazer que a pior classe seja a melhor.”

“Huh?”

“Os pontos de classes não estão apenas ligados à quantidade de dinheiro que recebem a cada mês. É também uma indicação de classificação da classe.”

Então, em outras palavras… sim, por exemplo, se a classe D atingir 500 pontos, será promovida a classe C. Como a avaliação de uma empresa.

“Certo, eu tenho mais uma má notícia para lhes dizerem.”

Colocou outro papel no quadro. Era uma lista de todos os companheiros. Ao lado de cada nome tinha um número.

“Vendo esses números, chego a entender que há tantos idiotas nesta classe.”

Os estudantes observaram como seus calçados golpeavam o chão.

“Estes são os resultados dos testes de alguns dias atrás. Sua professora estava encantada de ver um desempenho tão maravilhoso. Sério, o que diabos vocês estudaram no fundamental?”

Exceto para os melhores alunos na classe, quase todos terminaram abaixo de 60. Ignorando a nota maravilhosa de Sudou de 14 pontos, a mais baixa eram os 24 pontos de Ike. A média era de uns 65.

“Se este teste tivesse sido realmente registrado, sete de vocês já teriam abandonado a escola. Que bom que não foi assim, certo?”

“A-abandonado? O que isso significa?”

“Por que, eu não expliquei isso? Se eles desaprovam em um exame de médio prazo ou uma final em qualquer matéria, terão que sair da escola. Nesse teste, seriam todos aqueles que tiraram menos de 32. Céus, sim, realmente são estúpidos.”

“O-o queeeeeeee?!”

As sete pessoas que desaprovavam, ou em outras palavras, Ike e seu grupo, soltaram uma voz de temor.

No papel havia uma fina linha vermelha que separava o resto da classe e essas sete pessoas, onde o maior deles era Kikuchi, com 31 pontos. Em outras palavras, todos a partir de Kikuchi para baixo reprovaram.

“Não fode comigo, Sae-chan-sensei! Não brinque com o abandono da escola!”

“Eu também fiquei sem palavras. São as regras da escola, então preparem-se para o pior.”

“Como a professora disse, parecem que há um bando de idiotas aqui.”

Mantendo suas unhas das mãos com os pés sobre a mesa, Koenji mostrou um sorriso de superioridade no rosto.

“O que foi isso, Koenji?! Sua pontuação também está na linha vermelha!”

“Fu. Você tem algo em seus olhos, garoto? Olhe com mais atenção.”

“H-huh? Ei, o nome de Koenji está… huh?”

Olhando a partir de baixo, seus olhos gradualmente chegaram ao topo. E então— finalmente encontrou o nome Koenji Rokusuke.

Para sua surpresa, Koenji estava no primeiro lugar da classe com 90 pontos. Isso significa que pôde resolver alguns dos problemas superdifíceis.

“Eu nunca pensei que Sudou seria um personagem estúpido como eu…!”

Ike disse em voz alta com sarcasmo em seu tom.

“Oh, e mais uma coisa. Esta escola, que está sob o controle do país, está orgulhosa de possuir uma elevada percentagem de seus alunos frequentando o ensino superior e as sua alta taxa de emprego. Isso é um fato bem conhecido. O mais provável é que muitas pessoas nesta classe vão para a faculdade ou consigam emprego em uma empresa.”

Isso é óbvio. Como disse, esta escola tem a maior taxa de emprego e faixa de aceitação na faculdade. Há rumores de que, se você se formar com sucesso nesta escola será mais fácil para se juntar a uma universidade complexa ou uma empresa. Outros dizem que se formar nesta escola é como obter uma recomendação para ser admitido na Universidade de Tóquio.

“Mas… as coisas não são tão fáceis neste mundo. Para pessoas como vocês, de nível tão baixo, provavelmente seja difícil entrar na faculdade ou conseguir um emprego.”

As palavras Chiyabashira-sensei ressoaram na sala.

“Em outras palavras, para realizar nossos sonhos de conseguir um emprego ou ir para a faculdade, supera a classe C provavelmente seja um requisito mínimo.”

“Isso também é ligeiramente incorreto, Hirata. Não há maneira de alcançar os seus sonhos a não ser superando a classe A. A escola não garante nada aos outros estudantes.”

“I-isso é… algo que eu nunca ouvi falar! É um absurdo!”

Yukimura, uma garota de óculos, se levantou. Era a pessoa que tinha empatado em pontuação com Koenji.

“Que vergonhoso. Não há nada mais patético do que garotos armando um escândalo e entrando em pânico.”

Como se sentisse algo sobre as palavras de Yukimura, Koenji suspirou.

“… Koenji, você não sente nenhum arrependimento por estar na classe D?”

“Arrependimento? Por que eu me arrependeria? Não entendo.”

“Porque nos disseram que nossa classe é o ensopado de sobras, e que nossas chances de ter mais educação ou conseguir um emprego são baixas!”

“Fu. Isso não tem sentido. Eu não posso nem responder a tal estupidez.”

Koenji não parou de polir as unhas. Ele nem sequer olhou para Yukimura para falar.

“Esta escola ainda não viu todo o meu potencial. Eu acredito em mim, me valorizo e me respeito muito, mais do que ninguém. Embora nesta escola tenham me colocado na classe D, isso não significa nada para mim. E se, por exemplo, eu tiver que sair da escola, está perfeitamente bem. Afinal de contas, é a escola que voltará se rastejando de volta para mim.”

Soa como algo que Koenji diria. É masculinidade ou arrogância? Certamente, se você não está interessado no ranking de classes desta escola, essa coisa toda não importa muito. Considerando sua alta inteligência e capacidade física, é difícil pensar que todos os alunos da turma são melhores que Koenji. Ou talvez tenha sido colocado na classe D por sua personalidade.

“No entanto, eu não procuro ir para a faculdade ou encontrar um emprego depois de me formar. Já foi decidido que eu vou levar o Conglomerado Koenji no futuro. Não importa se eu estou na classe A ou D.”

Para alguém cujo futuro está garantido, certamente não há necessidade de se preocupar com a classe.

Não há palavras para responder, Yukimura se sentou.

“Parece que todo o bom humor se esfriou. Se tivessem compreendido desde o início o quão difícil é o ambiente em que se encontram, não teria necessidade desta longa introdução. Os exames serão daqui a três semanas, por favor, evitem ser expulsos. Tenho certeza que todos aqui podem sobreviver sem alcançar pontuações vermelhas. Se possível, incentivem a sua situação com um comportamento adequado para uma pessoa capaz.”

Fechando a porta enfaticamente, Chiyabashira-sensei saiu da sala.

Os alunos com números vermelhos estão decaídos. Mesmo Sudou, normalmente orgulhoso, tinha a cabeça baixa, com vergonha.

[Anterior] ᄽὁȍ ̪ őὀᄿ [Próximo]

 

Anúncios

3 comentários sobre “Youkoso Jitsuryoku Shijou Shugi no Kyoushitsu e Volume 1 Capítulo 6 Introdução

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s